26 de outubro de 2014

Não faças dieta


Quando falamos de dieta estamo-nos normalmente a referir a uma mudança temporária na nossa alimentação. Não faças isso.
O que as dietas temporárias fazem é desacelerar o nosso metabolismo, e assim que a deixamos, aumentamos de peso para um nível mais alto do que o que tínhamos antes de começar a dieta.
Já todos sabemos que o que deveríamos fazer é mudar definitivamente os nossos hábitos alimentares... e a ideia normalmente é essa, mas aos poucos dias... ou vá, para os mais fortes às poucas semanas, a coisa descamba e acabamos por cair no folhado de carne da pastelaria, no bolo de aniversario do colega do escritório, e na pizza no forno ao jantar porque já chegamos tarde e ainda temos de dar banho aos miúdos.
O problema é que quando começamos uma dieta estamos super motivados, queremos fazer tudo ao mesmo tempo e mudar de um dia a outro. Resultado.... pouco tempo depois fartamo-nos! Se queres mudar definitivamente um aspecto tão importante da tua vida, fá-lo por fazes:

1º Começa por fazer 5 ou 6 refeições por dia. Parece fácil, mas não é, sobretudo para quem não está habituado. Mas ao dividires a tua alimentação em mais refeições, vais acelerar o teu metabolismo;

2º Substitui as gorduras más ou saturadas (como a manteiga e os óleos de fritar), pelas gorduras boas, como o azeite e os frutos secos.

3º Substitui os hidratos de carbono simples ou de alto índice glicémico (como a batata, a farinha e o arroz), que são rapidamente absorvidos pelo organismo, por hidratos de carbono complexos, ou de baixo índice glicémico (como a batata doce e os grãos integrais) que são absorvidos pelo organismo de forma mais lenta, e por isso dão uma sensação de saciedade mais prolongada.

4º Faz exercício. Além de queimar gordura, acelera o teu metabolismo.

5º Começa a dividir inteligentemente os alimentos pelas refeições. Por exemplo, tenta incluir proteínas em todas as refeições e, sei que não é fácil, mas tenta cortar com os hidratos de carbono à noite. Já não te vão fazer falta e vão-se acumular direitinhos nas tuas reservas de gordura.

6º Planeia as tuas refeições e tem sempre um snack saudável à mão para quando a fome aperta. Quando temos fome, temos mais tendencia a cometer disparates.

E sobretudo, vai com calma, uma coisa de cada vez.


                                                                                                                                                                                                            imagem: corbis

Sem comentários:

Enviar um comentário