26 de outubro de 2014

Afinal porque é que os cereais integrais são melhores?


Se é uma dessas pessoas que ficou furiosa com os cereais integrais desde que comparou uma etiqueta de pão integral com uma de pão branco e descobriu que têm aproximadamente as mesmas calorias, então tem que ler isto.
Efectivamente os cereais integrais tem um valor calórico semelhante aos cereais refinados, mas não se trata só da quantidade de calorias, mas sim da qualidade dessas calorias.
Para entendermos um bocadinho melhor, vejamos:
Os cereais dividem-se em 3 partes:
  • - Gérmen (alta concentração de minerais, fibras e vitaminas)
  • - Farelo (alto em vitamina B2, que combate o envelhecimentos dos órgãos e é necessária para a produção de energia)
  • - Endosperma (Rico em hidratos de carbono e proteínas).
Quando os cereais são refinados, o farelo e o gérmen desaparecem, e com eles a maior parte dos nutrientes e da fibra, ficando apenas a parte maior onde se concentra o principal depósito de energia da planta (hidratos de carbono).
A maior parte das pessoas acha que os cereais integrais não são mais que uma boa fonte de fibra e que servem apenas para regular o sistema digestivo. Sim, tudo isso é verdade, mas os benefícios são muito mais vastos:
  • 1. Melhoram a sensibilidade à insulina;
  • 2. Têm um valor nutricional muito mais alto;
  • 3. Têm um baixo índice glicémico (ou seja, a assimilação destes alimentos pelo organismo é mais lenta, prolongando a sensação de saciedade e evitando os picos de açúcar no sangue).
Isto não quer dizer que tenhamos que fazer uma mudança radical na nossa alimentação, mas que devemos gradualmente ir substituindo os grãos refinados pelos integrais, até que eles se tornem a principal fonte de hidratos de carbono da nossa alimentação, deixando os cereais refinados para uma vez de vez em quando.
imagem: futuro cereais

Sem comentários:

Enviar um comentário