24 de novembro de 2014

Como é que as calorias se transformam em gordura?


Todos sabemos que a ingestão excessiva de calorias acabará por nos fazer aumentar de peso, mas como se dá esse processo? 
Primeiro temos de saber que a caloria, ou kilocaloria para ser mais precisos, não é uma substancia, mas sim uma unidade de medida da energia que nos é dada pela comida.
Outra coisa que devemos saber é que os nutrientes que o nosso corpo precisa para funcionar são: as gorduras, os hidratos de carbono, as proteínas, as vitaminas, os sais minerais e a água, e destes apenas os tres primeiros fornecem calorias, calorias essas que se podem transformar em gordura.

Ao ingerir mais calorias do que as que são gastas nas atividades diárias, a tendência é que o excesso seja armazenado como gordura pelo organismo. Da mesma forma se ingerirmos menos calorias do que o corpo precisa, emagrecemos. Algo importante a saber é que o ser humano precisa consumir todo dia uma média de entre 25 e 30 calorias por quilo do seu peso.
Quando o alimento é consumido, o corpo utiliza as calorias, ou como energia para o funcionamento normal do corpo, ou armazena as calorias em células de gordura.
 O corpo começa a armazenar calorias que foram consumidas na forma de gordura dentro de 4 a 8 horas desde o início da refeição. Quando consumimos estas calorias o corpo armazena automaticamente as primeiras 1.000 calorias no fígado e nos músculos para reservas energéticas imediatas. Este armazenamento de calorias é conhecido como glicogênio. Uma vez que as calorias de glicogênio são utilizados para a energia, o corpo em seguida ativa calorias armazenadas dentro de células de gordura, conhecida como triglicéridos, para reabastecer o esgotamento de calorias de glicogênio.

Quando é que o corpo considera que há excesso de calorias?

Quando ele não tem espaço para armazenar os açúcares nas células. Assim ele vai para o plano B, que é o de transformar os açúcares de sangue em gordura para que eles não oxidam os nervos e outras estruturas vitais.

Como evitar que as calorias se transformem em gordura?

Há algumas precações que podemos tomar para evitar que as calorias se transformem em gordura:

Aeróbico:

A atividade aeróbia aumenta a capacidade do corpo para destruir as células de gordura armazenadas por meio de fornecimento de oxigênio reforçado por todo o corpo e o aumento da liberação de ácidos gordos no tecido muscular. O que faz com que as reservas de gordura sejam mais propensas a serem queimadas.

Musculaçã0:

Junto com exercícios aeróbicos, treino de musculação é vital para manter a queima de calorias. Cada quilo de músculo queima 30 a 50 calorias por dia apenas para se sustentar. Assim, quanto mais massa muscular o seu corpo tiver, mais calorias seu corpo queimará.

Alimentação correta:

Coma seis pequenas refeições por dia , ao invés de três grandes. Isso permite que sejam colocadas as calorias para as áreas de armazenamento de glicogénio o que significa menos calorias que se transformam em gordura.

Sem comentários:

Enviar um comentário