29 de outubro de 2014

Alimentos com colageno

Cada vez mais no mercado encontramos produtos enriquecidos com colágeno, e é fácil de entender porquê, já que o colágeno é uma das proteínas mais abundante no nosso organismo, e que nos ajuda a dar firmeza a um grande número de tecidos do nosso corpo, como são os músculos, a pele, os tendões e os ligamentos. É fácil de perceber então que sem colágeno as rugas tornam-se mais visíveis com o passar do tempo. A partir dos 18 anos, o envelhecimento começa a ganhar terreno, e o colágeno é uma proteína que nos vai ajudar a trava-lo.
Há outros factores a parte do tempo que provocam uma diminuição do colágeno, como é o tabaco ou a exposição ao sol.
A boa notícia é que o colágeno não se encontra apenas em produtos de cosmética. Há alimentos que o contêm, e inclusive há alimentos que ajudam o nosso organismo a produzi-lo.
Os alimentos que contêm colágeno são sobretudo as proteínas de origem animal. como a carne e o peixe. Os alimentos que ajudam a produzi-lo são sobretudo as vitaminas C e K; os aminoácidos lisina e prolina (que se encontram sobretudo nos lácteos, carnes magras, clara de ovo e peixe); os alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, 6 e 9; e por último os frutos secos, frutos vermelhos e folhas verdes.
Assim que, não pondo de lado os cosméticos, a alimentação pode ser um excelente aliado na constante luta para travar o envelhecimento.

imagem: doutissima


Sem comentários:

Enviar um comentário