O cérebro representa 2% do nosso peso corporal, mas consome 20% da nossa alimentação. Portanto há que ter cuidado com o que "lhe damos de comer", e fornecer-lhe o melhor "combustível" possível. Temos que cuida-lo não só intelectualmente, mas também nutricionalmente. Então vamos falar dos alimentos fundamentais para alimentar o cérebro.
1. Em primeiro lugar temos os alimentos ricos em óleos essenciais. O cérebro é composto por 70 de gordura, e estes alimentos são fundamentais para que os neurónios se mantenham activos, aumentando o funcionamento dos neurotransmissores, que por seu lado melhoram a memória e as habilidades cognitivas. São exemplos o azeite e os frutos secos e os peixes gordos, ricos em ómega 3.
2. Em segundo lugar temos os alimentos que são tranquilizadores, que vão sobretudo ajudar-nos a combater as insónias e a depressão, e a proporcionar um descanso adquado ao nosso cérebro. Temos o exemplo do abacate, arroz integral ou a banana.
3. Em terceiro lugar temos os antioxidantes. São alimentos que impedem a degeneração neurológica e o envelhecimento cerebral. Temos por exemplo os cítricos, o tomate, os frutos vermelhos, o brocolo, etc (vejam o post sobre antioxidantes).
4. Por fim há que manter o cérebro bem hidratado, para facilitar as funções metabólicas e a oxigenação. Há que beber muita água e, sempre que possível, chá verde que, além do mais, tem propriedades benéficas para a memória.
imagen: mujer hoy
Sem comentários:
Enviar um comentário