Sabes qual é o melhor treino para ti? Aquele que combine com o teu tipo de corpo. De nada adianta investir em um supertreino para fortalecer os glúteos, quando na verdade o formato do teu corpo precisa de treino nos membros superiores.
Mas primeiro tens de conseguir identificar o teu tipo de corpo, e só depois escolher o treino mais adequado para ti.
Corpo ampulheta
O corpo ampulheta é o que tem o formato de um oito. O tipo de corpo ampulheta tem busto e quadris na mesma proporção, unidos por uma cintura bem marcada. Nestes casos, o ideal é investir num treino para manter as curvas, tais como foram desenhadas. investe num treino aeróbico (corrida, bike), fortalecer a musculatura e trabalhar flexibilidade.
Corpo retangular
Normalmente, as curvas do corpo retangular são suaves, quase imperceptíveis. O busto e os quadris aparentam ter o mesmo tamanho. Deve-se valorizar mais o trabalho de ombros e pernas, para dar uma maior aparência de curvas. A dica é fazer uma divisão de treinos, como superior num dia e inferior noutro. O treino intenso vai ajudar a ganhar mais massa muscular. Ou seja, entre de cabeça na musculação. Os exercícios isolados, como o glúteo em quatro apoios, podem parecer mais eficientes por trabalharem mais a musculatura. Mas a verdade é que os movimentos multiarticulares são mais importantes para o desenvolvimento muscular.
Corpo triângulo invertido
As curvas do corpo de tipo triângulo invertido são inversas ao corpo pera. Os ombros são mais largos que o busto e o quadril. É necessário realizar um trabalho focado em movimentos posturais, já que o peso do busto pode gerar problemas de coluna, além de um trabalho de musculação nos membros inferiores. Não existe exercício para definir o busto, mas um trabalho de fortalecimento de costas e alongamento do peitoral tende a melhorar a postura e deixar o busto com uma aparência melhor.
Corpo oval
O corpo oval é semelhante ao corpo pera. Neste caso, os quadris são largos, mas a cintura não é marcada. Neste caso são necessárias diferentes formas de treino para o abdomen e lombar, exercícios de estabilização, como pranchas e abdominais tradicionais. Além disso, deve-se investir também em exercícios funcionais e multiarticulares que ajudam a trabalhar essas musculaturas de maneira indireta.
Corpo pera
No corpo pera, a cintura é definida e os quadris são mais largos,
ganhando maior destaque que o busto. Quem tem este tipo de corpo deve antes de mais ficar atenta à alimentação. Afinal, qualquer deslize e o
ganho de pelo menos um quilo a mais pode parecer que o corpo ganhou
mais peso do que o normal. Fora que o maior volume dos membros inferiores se deve ao acúmulo de gordura nessas regiões. O objetivo é definir e aumentar a resistência dos membros inferiores, dando prioridade, portanto, para séries com alto número de repetições (15-20) e exercícios aeróbicos. É importante priorizar movimentos multiarticulares e que
trabalhem mais de uma musculatura por vez como remada e outros
exercícios que estimulem a massa corporal nos membros superiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário