3 de novembro de 2014

Hábitos que nos fazem viver mais tempo



O corpo que carregamos para os anos que estão por vir não é mais  que o resultado do tratamento que lhe damos ao longo da vida. E claro, a questão não é apenas de quantos anos vivemos, mas de como os vivemos. Vamos ver alguns hábitos que, segundo vários estudos, nos podem aumentar a expectativa de vida:
1. Comer frutas e verduras. Este ponto dispensa apresentações. Todos sabemos perfeitamente que o consumo deste tipo de alimentos é fundamental.
2. Dormir bem. Passamos um terço da nossa vida a dormir, e não é por acaso. É durante o sono que o nosso corpo recupera energia, regula as nossas células e se livra de um dos maiores venenos do século XIX: o stress.
3. Beber chá. Quente, frio, morno, é indiferente O chá, sobretudo o verde, tem um sem fim de benefícios para a saúde, entre os quais o efeito antioxidante que inibe a produção de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.
4. Escovar bem os dentes. Os dentes limpos afastam as bactérias que causam a periodontite e as cáries que, em casos mais graves, podem atingir a corrente sanguínea e espalhar-se pelo organismo, causando uma série de inflamações que aumentam o risco de doenças cardiovasculares.


5. Sair do sedentarismo. Esta é outra actividade que dispensa apresentações O exercício físico melhora o estado geral de saúde e previne um número infindável de doenças, além de que a inactividade e a perda de massa muscular aceleram o processo de envelhecimento.
6. Casar-se. Vários estudos afirmam que casar-se ou ter um companheiro ao longo da vida pode contribuir para uma maior longevidade. Caso isso não seja possível, a manutenção de relações de amizade também pode ser um excelente aliado na busca de uma maior esperança de vida. O facto de ter alguém com quem partilhar os momentos difíceis, os temores e as angústias contribui para uma maior estabilidade emocional, e consequentemente para uma melhora na qualidade de vida.
7. Consumir ómega 3. Como todos sabemos, a ingestão de ácidos gordos ómega 3 contribui fortemente para o combate e prevenção de doenças cardiovasculares, ao mesmo tempo que provoca uma diminuição nas taxas de envelhecimento cromossómico. Por isso, quem quiser ter uma vida mais longa terá de começar a incluir de forma permanente na alimentação alimentos ricos em ómega 3, como salmão, atum, sardinha, nozes, chia, linhaça e vegetais verdes escuro, como espinafres e couve, uma vez que o corpo não s produz.
Estes hábitos, em conjunto, podem prolongar a tua vida em bem mais de uma década, mas bem mais importante que isso, vão certamente contribuir para uma gigante melhora da qualidade de vida.
imagem: revista veja

Sem comentários:

Enviar um comentário